sexta-feira, 20 de junho de 2008

Dúvidas sobre caspa?

Será que você sabe tudo a respeito da caspa?

A maioria das pessoas acredita que caspa é apenas aquele ponto branco que desgruda do couro cabeludo e fica evidente em roupas escuras. Mas o problema, associado a uma disfunção sebácea e à presença de fungos, como o Malassezia, é muito mais amplo que terminar o dia com a camisa salpi1cada de pontinhos brancos. Muita gente desconhece que, conforme as características do couro cabeludo, a caspa pode se manifestar de maneiras diferentes.

A caspa no couro cabeludo seco: Nesta situação, o problema se caracteriza por pontos brancos soltos e visíveis.
A caspa no couro cabeludo oleoso: Neste caso, ela se caracteriza por placas de pele que ficam aderidas à cabeça devido ao excesso de sebo.

Fatores relacionado à caspa

Mesmo quem nunca percebeu um ponto branco na camisa pode ter caspa e não desconfiar. Nem sempre todos os incômodos que caracterizam o problema aparecem ao mesmo tempo. Por isso, da próxima vez em que sentir aquela coceirinha na cabeça, fique atento. Ela é um dos sintomas da caspa. Conheça todos eles:

• Coceira
Quando a camada protetora do couro cabeludo está danificada, agentes externos penetram nela com mais facilidade. Isso pode irritar a região, provocando a coceira.

• Descamação
O couro cabeludo descama naturalmente devido ao processo de renovação celular da epiderme. Quando ocorre uma disfunção das glândulas sebáceas agravadas pela ação de bactérias e fungos, como o Malassezia, essa renovação se dá de ,maneira acelerada, provocando a formação de pontos brancos ou placas.

• Queda devida à quebra
Por conta da fricção provocada pelo ato de coçar, os fios se quebram e caem.

• Oleosidade
O excesso de oleosidade associado à ação do fungo Malassezia torna o couro cabeludo mais propenso à formação da caspa.

• Ressecamento
Quando as células do couro cabeludo estão fragilizadas, não conseguem reter água em seu interior. Resultado: a pele fica desidratada, o que causa a sensação de ressecamento.

O problema pode vir de dentro...

A caspa não tem nada a ver com falta de higiene: ela é originada por uma disfunção das glândulas sebáceas, sendo agravada pela presença de bactérias e fungos, como o Malassezia. Outros fatores internos podem eventualmente contribuir para a formação da caspa:
• Alimentação inadequada
• Desnutrição
• Consumo excessivo de álcool
• Estresse físico e psíquico

... Ou de fora

O uso abusivo do secador, sol em excesso e água muito quente são agressões externas que podem contribuir para a formação da caspa. O calor afeta o couro cabeludo, estimulando a produção excessiva das glândulas sebáceas.

Produtos anticaspa: fim dos mitos

Embora 43% da população brasileira admita que tem ou já teve caspa, apenas 16% dos que enfrentam o problema tentam solucioná-lo com o uso de shampoos anticaspa. Muita gente deixa de lançar mão deste tipo de produto por conta de uma série de mitos que existem a respeito deles:

Mito 1 - Todos ressecam os fios
O shampoo anticaspa de qualidade tem propriedades condicionantes que ajudam a combater um dos sintomas do problema, o ressecamento. Porém, quem tem cabelos oleosos deve usar produtos anticaspa específicos para seu tipo de cabelo.

Mito 2 - Seu uso deve ser alternado com o de produtos comuns
Para tratar a caspa, é preciso substituir o shampoo normal pelo shampoo anticaspa todas as vezes em que se lava o cabelo. A alternância com shampoos comuns diminui a eficácia dos agentes anticaspa. Entretanto, não é necessário lavar os cabelos mais vezes que o habitual.

Mito 3 - Basta usar o shampoo anticaspa algumas vezes para se ver livre do problema para o resto da vida
Pessoas com tendência ao aparecimento da caspa devem controlar o problema com o uso contínuo do anticaspa. Como a origem do distúrbio também está relacionada a fatores internos, ele pode voltar.

As armas erradas

Além de não usar shampoo anticaspa – ou de fazê-lo de maneira equivocada -, muitas pessoas tentam livrar-se do incômodo do jeito errado, às vezes até agravando o quadro. Conheça os tropeços mais comuns de quem entra nessa batalha:

Lavar a cabeça com mais freqüência
O problema não tem ligação com sujeira. O excesso de lavagens pode até irritar o couro cabeludo, causando mais coceira e desconforto.

Esfregar a cabeça com força
Estimular demais a área só causa mais descamação. E dá-lhe pontos brancos na roupa!

Deixar de usar condicionador
Essa medida só serve para deixar os fios ressecados. O condicionador anticaspa usado adequadamente pode ser um ótimo aliado de quem quer dar adeus à caspa com eficiência e sem danificar os fios.

Partir para soluções caseiras
Não existe comprovação científica a respeito da eficécia dos métodos caseiros para solucionar a caspa.

E o que funciona de verdade?

Uma solução eficaz no combate à caspa é o uso contínuo de um shampoo anticaspa. A caspa produzida pela disfunção das glândulas sebáceas e agravada pela ação de bactérias e fungos, como o Malassezia, só é efetivamente controlada com o uso de produtos desenvolvidos especialmente para esse fim.

Os demais fatores agravantes, como o calor e o estresse, podem ser diminuídos com a adoção de hábitos saudáveis, embora isso não resolva completamente o problema.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails