sexta-feira, 20 de junho de 2008

Conhecendo os ativos cosméticos

Entender quais são e como atuam os principais ativos presentes nos cosméticos é essencial na hora de indicar o produto adequado para cada tipo de cabelo.

Diariamente somos bombardeados com potentes agentes geradores de radicais livres, que atuam tanto sobre a pele quanto sobre os cabelos e são responsáveis pelo envelhecimento precoce aparente. Sol, poluição, fumaça e fuligem geram radicais livres que atacam de forma lenta, silenciosa e irresistível, deixando os cabelos debilitados, quebradiços e sem brilho. Quanto maior a exposição a esses estresses ambientais, mais rapidamente ocorre o envelhecimento aparente, que, muitas vezes, não coincide com o envelhecimento cronológico, ou seja, a idade.

A ação antiidade dos cosméticos está fundamentada na proteção, que pode ser entendida como prevenção, preservação e reparação. Assim, os cosméticos não são apenas produtos para embelezamento, mas agentes de saúde, pois o aspecto saudável da pele e dos cabelos causa sensação de bem-estar que age diretamente sobre o humor.

Lipossomas: são fosfolipídicas da estrutura semelhante à membrana celular e de tamanho diminuto, que atuam com transportadoras de ativos ao deslocar-se entre os espaços intercelulares. Vantagem: preserva o ativo, liberando-o mais profundamente.
Nanocápsulas: liberam, de forma lenta e gradual, seu conteúdo por difusão devido a um gradiente de concentração. Vantagem: preservam o ativo, liberando-o gradativamente apenas onde há deficiência.
Silício orgânico: biologicamente ativo, atua diretamente na membrana celular, tornando-a mais resistente ao ataque de radicais livres e exercendo ação protetora.
Vitamina E: poderoso agente antioxidante e condicionante da pele. É anti-radical leve e protege as estruturado não-queratínicas da fibra capilar (membrana celular e o cimento intercelular) responsáveis pelo brilho, pela maciez e pela sedosidade do fio.
Pantenol: é uma pró-vitamina B5 naturalmente encontrada nas células da pele e dos cabelos. Ele penetra profundamente, atuando como hidratante de longa duração, tem ação reparadora e protetora e melhora a elasticidade e flexibilidade do fio desde a raiz até as pontas.
Óleos vegetais: são nutrientes e revitalizantes, melhorando a elasticidade e a flexibilidade dos fios, deixando-os macios, fortes e sedosos. Com propriedade emoliente, protegem e alinham as cutículas, realçam o brilho dos cabelos e promovem uma hidratação efetiva e duradoura.
Nanoqueratina quaternizada PM 600 D: liga-se fortemente ao fio, neutralizando as cargas positivas, reduzindo a estática, melhorando o desembaraçamento e assentando os fios mais rebeldes.
Creatina: por seu baixo peso molecular, penetra no interior da cutícula, promovendo o preenchimento dos poros e regenerando-a. Tem a propriedade de reter umidade e, com isso, mantém os cabelos hidratados, fortes, resistentes e com brilho intenso. Quando utilizada em conjunto com a queratina, potencializa sua ação, funcionando como um ótimo agente protetor dos cabelos.
Proteína de Trigo: forma uma delicada película sobre a fibra capilar, resultando em mais brilho e sedosidade. Auxilia na reparação das escamas de queratina dos fios danificados e na doação de volume e de corpo para os cabelos.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails